Museu Histórico do Estado do Pará
Praça D. Pedro Ii, s/n, Cidade Velha,Belém - PA, CEP: 66020-240
Aberto agora
Dom:
- 10:00 às 18:00
Seg à Sáb:
- 09:00 às 20:00
Sobre
Nenhuma informação disponível ainda.
Continua após a publicidade
Publicidade
Lugares para comer
Continua após a publicidade
Publicidade
Avaliações
Wagner Penedo
Uma verdadeira aula de história, arte, arquitetura e cultura sobre o estado do Pará está no Palácio Lauro Sodré, nome em memória do primeiro governador do estado, no qual hoje abriga o Museu Histórico do Estado do Pará ¿ MHEP. Um museu que por si só já chama a atenção, seu arquiteto o Italiano Antônio Landi foi o responsável por trazer um pouco da Europa para Belém, pois o palácio serviu como morada da coroa portuguesa na Amazônia e depois para a casa de governadores. Possui um acervo diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias de variados contextos, acervo foi composto a partir de doações particulares e de peças oriundas de vários órgãos do estado e vão desde o período colonial até a contemporaneidade. Há também uma programação diversificada que inclui, exposições, apresentações culturais, receptivos turísticos, entre outros. Além de possuir uma das obras mais importantes e emblemáticas do estado que é ¿A conquista do Amazonas¿ do artista Antônio Parreiras, uma obra de oito metros de altura e pesa quase nove toneladas. A visitação ao museu se da as terças (entrada franca) e sextas das 10 as 18h, e no sábado, domingos e feriados das 10 às 14 h, com entrada a dois reais.
Amanda Frade
O palácio Lauro Sodré, sede do Museu do Estado do Pará, é imponente prédio neoclássico, construído segundo as plantas do arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII. Foi construído para ser a sede do poder público estadual e ao mesmo tempo abrigar o Governador Geral da Província e sua família. No apogeu do ciclo da borracha quando a Amazônia viveu os costumes e valores da Belle Époque, o governador Augusto Montenegro imprimiu ao prédio e a decoração de seu interior a arquitetura e estilo da época. Parte do mobiliário é trazido da Europa e a outra parte foi confeccionada nas oficinas da antiga Escola de Artífices. Belíssimos lustres em cristal foram colocados nos Salões Nobres. Estas mobílias e mais as telas de renomados pintores como Antonio Parreiras, Décio Vilares, Benedicto Calixto, passaram a constituir o núcleo nais significativo do acervo. Como é comum aos museus históricos, o MHEP reúne em seu acervo exemplares de natureza, época e estilos diversos, estando os objetos agrupados nas mais diferentes categorias. Funciona de terça a domingo das 10h às 16h e aos feriados, das 9h às 13h.
Danilo José Rocha
O Museu Histórico do Estado do Pará, muitas vezes abreviado por MHEP,fornece para a população um pouco da história do estado do Pará e suas revoluções e feitos históricos. Lá tem um extenso acervo de armas, pinacoteca mobiliário e outros espaços, inclusive uma exposição de longa duração, ou seja, permanente. O MHEP fica localizado no centro histórico da capital paraense, no bairro da Cidade Velha. Bem próximo da praça Dom Pedro II. Acho que a sua arquitetura é de estilo neocolonial, não tenho certeza, mas é um espaço muito bonito para ser apreciado. Eu acho uma pena não poder fotografar nem tocar nos objetos. O arquiteto responsável pela obra é o famoso Antônio Landi. Dentro do local há uma espécie de galeria, ou simplesmente um espaço para exposições temporárias. A exposição atual do lugar é a do projeto Arte Pará, que acontece todos os anos e em diversos museus da capital do estado.
Nylo Correa
muito bonito um ambiente histórico do para